Prosseguem as inscrições para SC Alfabetizada
Com 94,8 % da população alfabetizada, Santa Catarina a campanha de alfabetização promovida pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o MEC prossegue. Já estão inscritas cerca de 12 mil pessoas. Os interessados que não se cadastraram na data prevista, e professores que querem atuar como alfabetizadores, devem procurar as escolas públicas e os Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas), para as inscrições.
A campanha, que teve início no final de outubro, prossegue com a meta de alfabetizar, até 2010, todos os catarinenses acima dos 15 anos que não sabem ler e escrever. As pessoas alfabetizadas estão sendo chamadas a participar, para que matriculem amigos, vizinhos, parentes e funcionários e se tornem seus padrinhos, acompanhando todo o processo de alfabetização.
As aulas acontecem nas escolas públicas das redes estaduais, municipais, igrejas e em outros locais disponibilizados pela comunidade, além dos Centros de Educação de Jovens e Adultos localizados em toda a região da SDR Brusque. Em alguns municípios, principalmente nas regiões mais castigadas pelas chuvas, as turmas ainda estão sendo fechadas. Nesses casos, as aulas começam somente dia 10 de fevereiro.
Os interessados que quiserem atuar como professores devem ter, no mínimo, o Ensino Médio completo. Eles receberão um salário fixo mensal de R$ 250,00, por dez horas-aula. O material pedagógico enviado pelo MEC já foi distribuído aos educadores. Mesmo sendo habilitados, os profissionais que participam do programa recebem 40 horas de formação. Nas locais onde as aulas já iniciaram estão atuando os professores capacitados na etapa anterior e a capacitação dos novos inscritos está prevista para fevereiro.



